segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tarantino is a basterd

Fui cheio de expectativa assistir ao "Bastardos Inglórios", mas sempre levanto uma sobrancelha quando de um lado o público diz que adorou o filme e a crítica também. Geralmente um tem seus motivos e o outro outros, mas lá fui eu. Qual foi a minha surpresa quando dei de cara com um típico filme do Tarantino só que ambientado durante a 2ª Guerra Mundial - cenas de ação e tiroteio rápidas precedidas de longos diálogos tensos que se pretendem profundos e por vezes existencialistas além da trilha sonora atemporal e a quebra de qualquer protocolo no mundo do cinema como rabiscar na tela os nomes de uma série de personagens históricas ou simplesmente personagens do filme.
Tudo isso faz de "Bastardos" um ótimo e típico filme do Tarantino e creio que se por um lado a crítica gostou dos diálogos cabeça e de certas coisas inovadoras, o público se deleciou com as cenas de ação e massacre. Não que o público não goste do diálogo, mas ao sair do cinema algumas pessoas murmuravam "É muito bom, mas achei que teria mais ação..." É claro que achou! Ao ver o trailer de "Bastardos" a gente espera um filme de um esquadrão secreto baseado na França ocupada pelos nazistas que mata e tortura os soldados da SS sem dó nem frescura. Não estamos cansados de ver os soldados americanos bonzinhos encarando os maléficos alemães?
Ora, não me surpreenda que muita gente foi ao cinema esperando a mesma coisa que vimos em "Tropa de Elite" que causou todo aquele frisson na classe média ao ver na tela a vingança feita pelo Capitão Nascimento aos bandidos do morro que financiam junto aos viciados e políticos corruptos a morte de tantas criancinhas inocentes, afinal quem não quer ver os nazistas pagando da pior forma possível pelo que eles fizeram?
O problema é que ao longo do filme, os bastardos do títulos acabam se passando por meros coadjuvantes dentro de uma série de acontecimentos que envolvem um tema que já nos tinha dado um prato cheio -e frio- com os dois volumes de Kill Bill: A vingança. E é ai que o filme fica interessante pois a vingança é o tempero que permite todas as maluquices de Tarantino em seus filmes pois ela, planejada ou espontânea, é algo que transcende os limites do racional e nos leva a crer que tudo que fazemos é movido por essas paixões que desde muito tempo tentamos explicar, mas que no fundo não conseguimos e ficamos chocados quando nos pegamos com um leve sorriso no rosto ao ver uma cena de puro sadismo na tela.
No universo de Tarantino são todos bastardos, inclusive o espectador.



24 comentários:

Zuliani disse...

"Ora, não me surpreenda que muita gente foi ao cinema esperando a mesma coisa que vimos em "Tropa de Elite" que causou todo aquele frisson na classe média ao ver na tela a vingança feita pelo Capitão Nascimento aos bandidos do morro que financiam junto aos viciados e políticos corruptos a morte de tantas criancinhas inocentes, afinal quem não quer ver os nazistas pagando da pior forma possível pelo que eles fizeram?",

O engraçado é que quando eu saí do cinema, eu pensei bem nisso enquanto todo mundo batia palmas pro final do filme. Sei lá, eu senti aquele mesmo clima de vingança do tropa, sabe!?
Ao contrário de você ouvi gente reclamando dos excessos de ação e sangue...
Gostei sim. não posso me apegar nesse papo de diretor pq nem de cinema eu manjo, mas de tudo que eu já vi dele, foi um típico Tarantino mesmo, cousou tanto frisson quanto um Kill Bill da vida, mas foi pra minha listinha de favoritos.

prontofalei!
=)

Patricia disse...

fiquei com preguiça de ler o post e o coment da zu tbm, mas enfim.... eu curti, tal qual curti pulp fiction e kill bill tbm.... enfim....

Cayo Candido disse...

Patty: personificação da preguiça!

Zuca, tb entrou pra minha listinha! =P

Gaby disse...

gente! nao acredito que esse eh o novo taba!

Zuliani disse...

como assim gaby???? te mandamos o convite doida!

Zuliani disse...

pronto... reenviei o convite! por favor, aceite moça!!!

Patricia disse...

ok, agora eu li. sim sim, eu tb tive essa mesma emoção, assim como qdo eu vi v de vingança. eu num vi o trailer antes pra ir sem nada na cabeça, apesar de tanta gente ter falado tão bem.

Vinícius Moreira disse...

Lendo esse post, pensei: a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.

Eu fui ao cinema, mas acabei vendo "Tá chovendo hambúrguer". E minha pergunta foi diferente: como um filme daquele consegue ficar semanas no topo das bilheterias? A ideia de alguém fazer chover hambúrguer é divertida e é o que atrai o sujeito a ver o filme. Mas é tão mal aproveitada... Enfim, voltemos aos nazistas.

Quando eu assistir, o que provavelmente farei nesse fim de semana, darei minha opinião.

Zuliani disse...

HÁHÁHÁ!!!

Já falei que acho o Moreira muito engraçado?
Se não, falo agora, se já, repito:
O Moreira é muito engraçado!

Cayo Candido disse...

Tá chovendo hamburguer deve ser horrivel mesmo...

Vinícius Moreira disse...

Fazer o que, né... Fui no embalo de Up! Altas Aventuras...

(engraçado, eu? sei lá, né...)

Vinícius Moreira disse...

Aliás, tá na boca do povo:

Zina é preso portando intorpecentes.

Patricia disse...

fiquei sabendo do zina. o loko! e meu, amei UP, mas esse lance de chover hamburguer eu num achei mto atrativo não

besos!

Vinícius Moreira disse...

Viram a mina que foi humilhada ontem (22/10) na Uniban por estar com uma saia curta Uniban???

http://www.youtube.com/watch?v=f2dPmntMDSk&feature=related

Não é querendo "se" achar... Mas isso jamais aconteceria na USP. Ainda mais a cena dos "manos" gritando PUTA, PUTA, PUTA no corredor. Deprimente.

Zuliani disse...

Nossa... q nada a ver...
Tem um vídeo que mostra o vestido, e na boa... já vi piores!

Cayo Candido disse...

Ato imaturamente conservador ou conservadoramente imaturo?

Vinícius Moreira disse...

O conservadorismo desse pessoal não vai mudar. A diferença é que, sendo imaturos, eles o exprimem.

Cayo Candido disse...

aham

Cayo Candido disse...

Moreira, da proxima vez faz um post novo ao invés de sucitar debates num posto diferente. Vc podia ter postado o vídeo, dai ng precisaria copiar o link e tals... Enfim...

Vinícius Moreira disse...

Não achei conveniente postar algo assim 2 dias depois de vc postar. E, de qualquer forma, um debate com 2 pessoas não chega a ser um debate tão relevante.

Patricia disse...

meu, eu acho q isso é alguem aprontando com a mina. hoje em dia todo mundo usa saia curta, vestido curto e etc. pra mim é coisa de mulher traida que chamou os mano pra aprontar com a coitada q foi de saia pra faculdade. vai saber.

Zuliani disse...

mas então né gente... mais algum filme / vídeo polemico pra indicar aí?

Cayo Candido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cayo Candido disse...

Que nada, Mô!
Da próxima vez não hesite, afinal o blog tem que ser dinâmico!
Se bem que só eu e vc postamos, mas enfim...